sábado, 25 de março de 2017

13ª-20ªSemana Fetal...Sucção,Deglutição, Impressão Digital!


13ª Semana (início do segundo trimestre- período da "lua de mel da gravidez")
Tamanho de uma ameixa grande.
Peso cerca de 28g comprimento de 6,6 a 10 cm. A cabeça ocupa metade desse comprimento, graças a todo esse desenvolvimento do cérebro. Ao longo dos próximos meses, o corpo vai crescer a uma velocidade incrível para acompanhar a cabeça. Quando o bebê nascer, a cabeça terá apenas 1/4 do seu comprimento total.
O fígado secreta bile, o pâncreas produz insulina e os rins formam a urina para transportar resíduos para fora (para o líquido amniótico). Os intestinos , que parcialmente residiam no cordão umbilical, se mudaram de volta para o abdomen, agora que há espaço suficiente para acomodá-los
 Os desconfortos do primeiro trimestre,–como fadiga, náusea, micção frequente,–diminuem um pouco.

14ª-Semana 

Tamanho de um pêssego. Cerca de 56 g e  8 a 10 cm de comprimento.
A boca pode abrir e fechar e está começando a fazer movimentos de engolir e chupar. Esses pequenos músculos faciais estão se exercitando, pronto para falar!
O esôfago, a traqueia, a laringe e as cordas vocais estão todos preparados e prontos para o primeiro grito após o nascimento.
Formação do rosto: Os olhos se moveram para o lugar certo na parte superior do rosto, e as orelhas se moveram do pescoço para os lados da cabeça. As mandíbulas já estão completas há algum tempo, e o palato agora está se "fechando" da frente para trás.
O útero que não para de crescer
É possível que o médico observe o tamanho do útero em todas as consultas, medindo a distância entre o osso púbico até o início do útero (o fundo). Geralmente, essa medição se relaciona com a semana da gestação. Agora, ele está a cerca de 14 cm acima da ponta superior do osso púbico, enquanto em 20 semanas, estará a cerca de 20 cm.
O hormônio progesterona causa a chamada rinite gestacional, porque aumenta a circulação para as membranas mucosas do nariz, fazendo com que se inchem. O uso de um umidificador alivia  ou passar um pouco de vaselina para hidratar a pele. 
Movimentos de sucção com a boca e pode até mesmo conseguir colocar um polegar dentro dela

15ª-Semana

Tamanho de uma maçã, 48 a 71 g e  10,5 a 11,5 cm da cabeça á nádega.
O padrão de cabelo é estabelecido nesta semana, mas isso não é garantia de que ele vá nascer com uma cabeça cheia de cabelos. Pelos ultra finos e macios, chamados de lanugo, também estão aparecendo em todo o corpo. Esse "pelo felpudo" protege a delicada pele do líquido amniótico e, geralmente, desaparece imediatamente antes ou após o nascimento.
Debaixo desse lanugo há uma fina camada de pele através da qual é possível ver vasos sanguíneos que já transportam o sangue. O desenvolvimento da boca continua e o rosto pode se mover mais e mais. 
Muitas mulheres falam que se sentem energizadas neste momento da gravidez. 
Mãos, pés e tornozelos "inchados", causados pelo aumento do sangue que circula pelo seu corpo e pela pressão de seu útero em crescimento sobre as veias pélvicas. Exercícios leves são uma ótima maneira de controlar o inchaço, portanto, procure caminhar, nadar ou fazer aula de ioga. Se o inchaço aparecer no rosto, certifique-se de entrar em contacto com o profissional de saúde. 

16ª semana

Tamanho de uma pêra.
Cerca de 11,5 a 12 cm de comprimento e cerca de 85 g, 
Retilíneo, graças ao fortalecimento dos músculos, está trabalhando para levantar a cabeça e pescoço a partir da posição curvada. Geralmente movimenta ferozmente os braços e as pernas. Em algum momento entre agora e a 20ª semana, será possível perceber os movimentos pela primeira vez 
Dormir de barriga para baixo é praticamente impossível nesta fase. Deitar de costas pode aumentar a pressão sobre a veia cava, o vaso sanguíneo que retorna sangue para o coração, de modo que deitar no lado esquerdo é o melhor. Dormir nessa posição aumenta a circulação, o que pode ajudar a minimizar  o desenvolvimento do edema e das varizes.
 Os hormônios da gravidez fazem com que um fluido se acumule nos pulmões, tornando mais difícil respirar fundo. Mais tarde, o útero em crescimento agravará o problema, colocando pressão sobre o diafragma e reduzindo o espaço em que  seus pulmões podem se expandir.
 17ª Semana 
Tamanho de uma pêra grande.
Pode medir até 17,2 cm e pesar quase 142 g.
Pico de crescimento, nesta semana, está realmente começando a ganhar peso. A "gordura", tecido adiposo, ajuda a manter o feto aquecido e é importante para o metabolismo, já que é uma grande fonte de energia. 
Tem trabalhado em dois reflexos básicos há algumas semanas: a sucção e a deglutição. Até o momento de  nascer, ele terá quase todos os mesmos reflexos que você tem.
Se for uma menina, um conjunto especial de tecidos está se desenvolvendo e se transformando no útero e na vagina. Se for um menino, esses mesmos tecidos seguem por um caminho diferente: o pênis se formou e a próstata está começando a tomar forma. As células secretoras de testosterona recém-formadas são fundamentais nesses desenvolvimentos.
A gordura corporal do seu bebê está começando a aumentar para fornecer calor. – Na verdade, ela corresponderá a dois terços do peso do bebê ao nascer! O coração agora é regulado pelo cérebro e está batendo regularmente. E mesmo que as pálpebras ainda estejam seladas, o bebê pode perceber a luz.
18ª Semana
Tamanho de uma batata-doce.
200 g e tem cerca de 14 a 18 cm
Nesta semana, está desenvolvendo a sua característica mais marcante: impressões digitais. Almofadas de gordura que se acumulam nas pontas dos dedos das mãos e pés se transformarão em "redemoinhos" que só ele tem. Pode bocejar, às vezes pode ser visto durante a ecografia do 2º trimestre.
O sistema digestivo em desenvolvimento vem passando por ritmos distintos há várias semanas. O feto engole líquido amniótico, que faz o seu caminho através do estômago e intestinos. Em seguida, esse fluido combina-se agora com as células mortas e as secreções no intestino para formar o mecônio. O mecônio é uma substância preta e grossa que aparecerá durante a primeira troca de fraldas.
O coração está trabalhando de 40% a 50% a mais do que antes engravidar. Quando combinado com a pressão do útero em crescimento sobre os vasos sanguíneos, pode ocasionalmente sentir-se fraca, especialmente ao se levantar rapidamente. Níveis baixos de açúcar no sangue também podem causar tontura. Descansar, deitar de lado ou comer um pedaço de fruta ajudará a circulação e acabará com as tonturas.
A maioria das mulheres sente pela primeira vez os movimentos do bebê entre a 16ª e 20ª semana. Seu bebê ainda é pequeno, por isso, será mais uma vibração suave do que um pontapé forte.
 19ª Semana
 Tamanho de uma manga grande.
Tem cerca de 18 cm de comprimento e pesa de 180 a 230 g. Há uma ascensão definitiva no gráfico de crescimento fetal agora, são esperados alguns grandes ganhos de peso nas próximas semanas.
Se for uma menina, o pequeno sistema reprodutor dela já está bem estabelecido. A vagina, o útero e as trompas de Falópio estão todos no lugar e os ovários contêm mais de seis milhões de óvulos primitivos. Quando ela nascer, esse número terá diminuído para cerca de um milhão.
Se for um menino, os testículos dele se formaram e têm secretado testosterona desde aproximadamente a 10ª semana de gravidez. A genitália externa, que se tornou masculina no primeiro trimestre, continua a crescer.
Mais ou menos neste ponto, a pele começa a produzir uma camada de cera chamada vérnix caseoso. Feito de óleos secretados pela pele, células mortas e lanugo (o pelo fino que cobre o corpo), o vérnix protege a pele do seu pequeno dos efeitos de flutuar no líquido amniótico. A maior parte dele desaparecerá antes do nascimento, mas bebês prematuros nascem muitas vezes com um monte de vérnix.
Os hormônios são os culpados pela “máscara da gravidez,”–aquelas manchas marrons no nariz, bochechas e testa,– e a linha da vida, uma linha escura que desce pela barriga até o osso púbico. Ambos desaparecem gradualmente depois de dar à luz, mas a exposição ao sol pode escurecer os pigmentos da pele ainda mais, por isso usar protetor solar.
À medida que o útero cresce, os ligamentos redondos que dão suporte a ele têm de se esticar. Ocasionalmente, esses ligamentos estendidos causarão uma dor aguda ou fraca na parte inferior do abdômen, geralmente de um lado ou do outro. Provavelmente é mais perceptível quando há mudança de posição ou se levantar de repente.
20ª Semana
Tamanho de uma banana pequena.
Pesa cerca de 212 a 255 g e mede aproximadamente 21,5 cm. Cabe na palma da mão
Nesta semana, está completamente coberto pelo vérnix, a substância cremosa que protege a pele delicada do líquido amniótico.
O cérebro tem trabalhado horas extras para desenvolver os centros nervosos dedicados aos sentidos. À medida que esses nervos ganham vida, fica mais sensível aos movimentos da mãe, aos sons no ambiente e até mesmo ao sabor do líquido amniótico.
Além de sentir o bebê rolar, mergulhar e chutar,a mãe também pode sentir espasmos rítmicos. A maioria dos bebês tem soluços no útero, possivelmente devido ao diafragma imaturo tendo espasmos. Não há necessidade de se preocupar,–isso não causa nenhum dano.
O novo cabelo não é o lanugo; agora é de verdade. Mas a maior parte dele vai cair cerca de duas semanas após o nascimento. Em outro lugar na cabeça, os ossos do ouvido interno estão agora totalmente formados e o nariz está começando a tomar forma.
O útero cresceu três vezes em relação ao seu comprimento original. Quando o  profissional de saúde medi-lo, ele provavelmente constatará que a parte mais alta agora está mesmo no seu umbigo. De agora em diante, o útero crescerá cerca de um centímetro por semana até o bebê nascer.
O que é aquele solavanco rítmico que você talvez sinta? O diafragma imaturo do bebê pode ter espasmos, o que causa soluços! O cabelo do seu pequeno continua crescendo no couro cabeludo, assim como as sobrancelhas, mas qualquer cabelo presente no nascimento provavelmente será substituído por um novo nas primeiras semanas de vida.
https://www.pampers.com.br/gravidez/gravidez-semana-a-semana/serie-de-artigos

Sem comentários:

Enviar um comentário