domingo, 28 de maio de 2017

Faltam cerca de 98 dias para o Nascimento


Sexto mês ou 21ª Semana de Gravidez

21ª Semana
O bebê desenvolve nessa fase as papilas gustativas da língua e o desenvolvimento do cérebro e terminais nervosos já está avançado o suficiente para que o bebê tenha sensações de tato. Na ultra-sonografia/ecografia, é possível ver o bebê tocando a face ou até mesmo chupando o polegar.
Nessa fase é comum o aumento da transpiração, uma vez que a mulher está carregando um peso extra.Ele mede cerca de 25 cm e pesa aproximadamente 380 a 450 gr.
22ª Semana
O bebê agora tem glândulas sudoríparas, sua pele está menos transparente, apesar de ser possível ver seus vasos sanguíneos através da pele. Se for um menino, os testículos que se forma dentro do abdómen fetal, começam sua descida para a bolsa escrotal e um esperma primitivo já se formou nos testículos. Agora, o bebê mede cerca de 26 cm, e pesa aproximadamente 450 a 530gr.
Pode começar a haver pequena secreção espontânea de colostro (primeiro alimento do bebê), pelos mamilos. As pequenas elevações na superfície da pele da aréola (Corpúsculos de Montgomery) produzem uma substância que protegerá os mamilos durante a amamentação. As áreas pigmentadas das aréolas tornam-se mais escuras. Outra alteração fisiológica acontece nos cabelos, que parecem mais grossos, uma vez que o ciclo natural de queda do cabelo só volta depois do parto. A ocorrência de orgasmo é favorecida, já que os mamilos estão mais sensíveis e o fluxo sanguíneo na região pélvica é aumentado.
23ª Semana
A cada dia que passa, o bebê fica mais proporcional. A audição agora é muito mais acurada, porque os ossos do ouvido interno estão mais calcificados. Uma dica para essa fase é conversar bastante com o bebê e estimulá-lo com massagens no abdómen. É interessante que o pai também converse com o bebê, principalmente porque ele ouve mais facilmente a voz grave do pai. Ele pesa em média 550 a 630 gr e mede cerca de 28 cm.
O abdómen cresce e a digestão muda, o que pode causar prisão de ventre e azia – sendo que a azia pode diminuir se você optar por fazer refeições fracionadas, em quantidades e intervalos menores, e não se deitar logo após as refeições. Para ajudar na digestão, a dica é caminhar um pouco depois de comer.
24ª Semana
O corpo do bebê começa a produzir glóbulos brancos para combater as infecções. Os pulmões estão mais desenvolvidos, porém ainda são extremamente imaturos. Existem relatos de sobrevida de fetos nascidos com essa idade gestacional, porém raramente. Nessa fase, o bebê pesa entre 600 a 730 gr e mede em média 29 cm.
25ª Semana

O bebê agora pode segurar o pé e os componentes da coluna vertebral – vértebras, articulações e ligamentos estão mais desenvolvidos. As pálpebras começam a se abrir e agora é a vez de se formarem os germes dos dentes permanentes. Os nervos ao redor da boca vão ficando mais sensíveis, fundamental para o processo de amamentação, logo após o parto. O bebê pesa, nesse período, aproximadamente 700 gr a 850 gr e mede em média 30 cm
Por causa do aumento do peso do abdómen, é possível que você sinta dor nas costas, pressão na pelve e cãibras nas pernas, além de falta de ar. Portanto, cuide da postura e descanse sempre que possível.
26ª Semana
A agora medindo cerca de 31/ 32 cm e pesando 800 a 950gr, o bebê já tem a audição completamente desenvolvida, respondendo a estímulos sonoros (os batimentos cardíacos aumentam temporariamente reagindo a estímulos externos). A formação interna dos pulmões (formação dos alvéolos pulmonares) já está completa, porém ainda não existe maturidade pulmonar, ou seja, o bebê não está pronto para respirar espontâneamente. Os bebês que nascem prematuros com essa idade gestacional já apresentam uma maior chance de sobreviver, entretanto o risco e a incidência de complicações ainda são grandes.
É nessa fase que podem aparecer estrias, em geral na barriga e nos seios. Para ajudar a evitá-las é importante controlar o ganho de peso.
27ª Semana
Nessa fase o bebê já pesa normalmente mais de 1kg - e mede aproximadamente 34 cm, e já apresenta mais massa muscular e depósito de gordura sob sua pele. Suas funções cerebrais estão cada vez mais sofisticadas e suas papilas gustativas estão em pleno funcionamento. Chupar o dedo é uma das atividades mais prazerosas do bebê, provavelmente por acalmá-lo. Os cílios estão começando a crescer, de modo a proteger os olhos. Nessa fase em diante, é possível perceber a presença de cabelos ao ultra-som. O bebê pode bocejar e até sorrir durante o exame. A bochechas já estão mais definidas e a fisionomia do bebê é bem evidente.
Esse é o fim do segundo trimestre. Nessa fase, a barriga já está bastante saliente.Nesse período há a estabilização da atividade hormonal, fazendo com que você se sinta mais relaxada e feliz, ou seja, menos propensa a alterações de humor. Provavelmente você precisará de novas roupas, porque seus seios e quadris estão armazenando gordura. Seu coração e rins estão trabalhando muito mais para manter a circulação sanguínea necessária e processar o excesso de fluídos.Se você deseja fazer o ultra-som 4d, o período ideal é a partir dessa fase até a 32ª semana.
28ª Semana
Os bebês demonstram com frequência movimentos de treinamento da respiração, contraindo e expandindo o diafragma, o que pode ser percebido ao ultra-som. Porém não existe troca gasosa a nível pulmonar, sendo que durante toda a gestação o oxigênio necessário para o bebê é proveniente da placenta. Nessa etapa, o bebê mede em média 35 cm e pesa aproximadamente 1,1 a 1,3 kg.
O aumento do seu útero pode pressionar suas costelas, fazendo com que você sinta um certo desconforto. Entre essa e a 32ª semana, o seu médico pode solicitar exames de sangue para verificar a taxa de glicose no sangue e para avaliar se você não está com anemia.

http://www.immef.com.br/semana.php
https://www.google.pt/searchq=21+semanas+a+26+semanas+de+gravidez&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiqvo__hpPUAhWLmBoKHY0XAlw4FBD8BQgGKAE&biw=1051&bih=488&dpr=1.3#imgdii=7dZawqnNMRguwM:&imgrc=R58Xx-FDWo_qlM:

Sem comentários:

Enviar um comentário