domingo, 19 de março de 2017

11 e 12ª Semana do Feto...Reflexo Patelar


11ªSemana

 A quantidade de sangue que circula no seu corpo continua aumentando. Pode ser que sua respiração se acelere e que transpire mais que o normal. Além disso, o seu olfato estará mais apurado e será capaz de perceber que produz mais saliva. É provável que se sinta mais quente que o normal, podendo sentir maior calor nas mãos e nos pés: isso deve-se ao aumento do fluxo sanguíneo. Poderá sentir sede com maior intensidade que antes, porque o corpo assinala uma necessidade acrescida de líquidos.
 Nos primeiros tempos da gravidez é normal que aumente de peso. Contudo, algumas mulheres com náuseas podem chegar mesmo a perder peso no primeiro trimestre da gravidez.
Sente-se agora muito cansada e dorme mal. A diminuição da pressão arterial, típica deste período, pode deixá-la com tonturas e, até, provocar-lhe desmaios.
Poderão surgir pequenos nódulos nas a surjam pequenos nódulos nas aureolas dos seios,são conhecidos por tubérculos de Montgomery.
A pele do feto tem duas camadas é transparente e coberta por uma fina penugem. Os órgãos estarão em funcionamento, depois de formados, o   intestino já é capaz de realizar movimentos peristálticos (pequenas contrações naturais). Mede cerca de 44 a 60 mm e pesa cerca de 8 gramas. Tamanho de uma pequena lima. Normalmente, em posição fetal, ou seja, de joelhos encolhidos e com o queixo dobrado para dentro.
Agora começa a gerar os  próprios glóbulos vermelhos. O coração distribui sangue por todo o organismo e por meio do cordão umbilical até à zona que se tornará em placenta. Começa a produção de urina, o principal componente do líquido amniótico. O corpo está se prolongando, mesmo que a  cabeça corresponda ainda a 1/3 do comprimento do corpo. As estruturas externas do ouvido movem-se do pescoço para as zonas laterais da cabeça, sendo que os  ouvidos médios e internos já terminaram sua formação.
Nesta altura produz movimentos melhor definidos, move a coluna e estica os braços e pernas.  Pode abrir e fechar a boca.
Dependendo do sexo, os ovários e os testículos se desenvolveram. Contudo, esse sexo ainda não é visível do exterior (só na 18ª semana), pois os  genitais ainda não estão formados.Se for um menino, nesta semana os  testículos começam a produzir o hormônio masculino – a testosterona
12ªSemana
Útero tem um volume equivalente ao de uma laranja 
As náuseas matinais pelo menos, diminuíram de frequência
A pele está mais suave e luminosa Isso se deve  aos hormônios  da gravidez e ao aumento do volume sanguíneo. O incremento do fluxo sanguíneo faz com que chegue mais sangue aos vasos sanguíneos e que os hormônios aumentem a secreção das glândulas sebáceas, dando umaspecto fresco e são à sua pele, se bem que pode causar acne, mas isso passa. Neste momento  é capaz de urinar com maior frequência, tendo em conta que o útero está crescendo e pressiona a bexiga. Daqui para frente a gravidez estará cada vez mais óbvia.   O útero tem um peso aproximado de 1100g no parto, quando o seu peso habitual, antes da gravidez era de 70 g.
A pele continua fina e transparente, mostrando facilmente os vasos sanguíneos. Mede aproximadamente 65 mm da cabeça às nádegas e pesa de cerca de 8 a 14 gramas,  mais ou menos, o tamanho de um limão. Os membros crescem e são mais proporcionais em relação ao resto do corpo. Nos dedos das mãos e dos pés, nascem as unhas. Os genitais externos continuam a formar-se, mas ainda sem dar a entender o sexo, nem por meio de ultrasonografia. Os principais sistemas do corpo (os órgãos como o estômago, o fígado, os pulmões, o pâncreas e os intestinos) estão formados, começando a se instalar em seus respectivos lugares. A partir de agora, todos eles entram em fase de crescimento. Por sua vez, a placenta já está formada, mas ainda é pequena.
A cabeça se torna cada vez mais arredondada e e face ganha forma. Os ouvidos já estão nos lados da cabeça. As pálpebras encontram-se fechadas sobre os olhos. O queixo e o nariz estão salientes. Os maxilares já têm uns pequenos botões onde surgirão os dentinhos. Assim sendo, já adquiriu a capacidade de bocejar, absorver e engolir (tragar). O sistema digestivo é capaz de absorver glicose
A circulação sanguínea funciona na perfeição, do mesmo modo que os rins. Os ossos ganharam rigidez.
No intestino, os músculos manifestam movimentos peristálticos, isto é, as contrações que servem para transportar comida através do intestino.
A partir desta semana,  terá maior facilidade para escutar o ritmo cardíaco (com  um aparelho chamado doppler). Os movimentos aumentam e, concomitantemente, os músculos dos membros se desenvolvem. Abre e fecha as mãos.
Normalmente, pode começar a desenvolver um dos reflexos. Começa a mover as pernas. pular e saltar sobre as paredes do útero. É o reflexo patelar, um recurso biológico que permite caminhar.
.É também nesta fase da gestação que  começa a sorrir e a efetuar os primeiros movimentos.
A quantidade de líquido amniótico está aumentando, o total é de 50 ml aproximadamente.

http://www.clinicafgo.com.br/semana11.html
http://www.agravidez.com
http://guiadobebe.uol.com.br/11-semanas-de-gravidez
http://www.e-familynet.com/pages.php/PT/000/gravw12.htm
https://www.pampers.com.br/gravidez/gravidez-semana-a-semana/serie-de-artigos/gravida-de-16-semanas
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gestantes/12-semana.php


Sem comentários:

Enviar um comentário