sábado, 11 de março de 2017

8ª, 9ª e 10ª Semana da Gravidez...Forma Humana


8ªSemana
O útero terá aproximadamente o mesmo tamanho de uma maçã, se já tiver outros filhos poderá constatar a cintura a expandir. Também poderá sentir-se como uma adolescente outra vez, isto porque provavelmente aparecerão borbulhas, acne, problemas de pele, pele oleosa, mas descanse que tudo isto passará logo após o parto. 
 Tamanho e a forma de um feijão.  14 a 25 mm da cabeça às nádegas e peso 4 g.  já tem forma humana, sendo que o  corpo perde a estrutura em curva e se endireita mais. Os  membros são mais proporcionais; A pele é transparente deixando ver os vasos sanguíneos. As orelhas e as pálpebras continuam em formação e os olhos, que continuam afastados entre si, começam a centralizar-se no rosto. O lábio superior, o nariz e as orelhas estão começando a se formar. Os dedos das mãos e dos pés, ligados por uma membrana. O corpo se estende, já é possível reconhecer onde se encontrarão depois os braços e pernas. Os ossos estão mais longos e duros, as articulações (punhos, ombros e cotovelos) podem ser vistas através da pele, a qual é translúcida. O esqueleto é formado por uma cartilagem macia e flexível que começa a endurecer e alongar-se. 
As quatro cavidades do coração estão em formação, bate muito rápido, cerca de 170 vezes por minuto. Os rins estão preparados para produzir urina. Os órgãos como os pulmões, o estômago e o fígado, funcionam e continuam a se desenvolver. Os intestinos são compridos e alguns deles formam uma protuberância que dará origem ao cordão umbilical.  Já faz os primeiros movimentos, como pequenos pontapés após receber nos músculos mensagens dos nervos. Mensagens essas que agora chegam da medula espinal e não do coração, como anteriormente. A alimentação é fornecida pela placenta, através do cordão umbilical ligado ao útero.A partir de agora, este será o  único sistema de alimentação durante toda a gravidez, fornecendo alimentos, água e oxigênio .Através deste Pode receber substâncias nocivas ingeridas pela mamãe. Por isso, é preciso ter cuidado com o consumo de medicamentos, álcool ou nicotina!
Recomendação:  Descansar e dormir pelo menos 8 horas por dia, de forma a regular o seu corpo, nesta altura as náuseas têm tendência para serem intoleráveis, não é mesmo? mas não pode descurar de uma alimentação saudável:
Muitas frutas - de todo tipo, sucos, frutas secas 
Muitas verduras e legumes (folhas, hortaliças, leguminosas...) 
Nozes, castanhas, amêndoas - é cheio de proteína!
Queijo branco (minas, ricota), leite desnatado, mel
Pão integral, aveia, germe ou farelo de trigo, fibras em geral
Tome bastante água e, se puder, água de côco!!
EVITE: Enlatados, condimentos, coisas gordurosas, carnes pesadas, carnes cruas, sushi, camarão, lagosta, frutos do mar (para não arriscar), refrigerantes, refrescos e bebidas industrializadas.
Pratique algum esporte moderado, procure classes de exercício físico especializadas para grávidas e verá que se sentirá melhor.
9ªsemana
Útero dobrou de tamanho, os cabelos estão mais oleosos necessitando seremlavados com maior frequência. Rosto descontraído e inchado podendo surgir acne, as gengivas podem sangrar ao escovar  ou inflamar com facilidade. Pode sentir enjoo, cansaço, dores de cabeça ou nas costas. Alterações no humor (instabilidade emocional): um dia está feliz, no outro de péssimo humor.
As pálpebras já estão formadas, embora ainda fechadas. Essa abertura só se produzirá perto das 26 semanas de gravidez. 22 a 30 mm da cabeça às nádegas, 4 gramas. As mãos, pernas e braços crescem mais rápido. Os dedos estão separados e os pés mais alongados. O lábio superior vai terminar de se formar e as orelhas são salientes. A cabeça cresce, equivalendo a quase metade do tamanho do  corpo inteiro . Além disso,  fase de crescimento acelerado, durante esta três semanas seguintes o comprimento será o dobro Durante esta semana, a "cauda", que se tinha formado nas semanas anteriores, começa a se ocultar, até desaparecer por completo. Os órgãos genitais já começam a se formar, mas ainda não dá para ver na ultrassonografia. Uma parte importante do músculo, que será o diafragma, passa a separar as cavidades abdominal e torácica. Enquanto isso, o tecido da placenta instala-se em uma zona da parede do útero, embora ainda não esteja totalmente operacional. Apresenta movimento mas talvez a mamãe ainda não consiga sentir, porque é uma forma ocasional, porque o  sistema nervoso expande as suas conexões por todo o corpo e realiza movimentos de espasmos e involuntários que o cérebro ainda é incapaz de controlar, a Ecografia poderá constatar esses movimentos e mostrar que é saudável. 
10ªSemana
Útero já aumentou de tamanho e ocupa a maior parte da bacia, começa a assumir formas mais arredondadas. As náusea estão quase terminando, mas a "montanha-russa" de emoções (feliz, triste, chorando, chateada. e tudo nos últimos 30 segundos) está começando e o seu humor esteja cada vez mais instável, podendo sentir-se deprimida ou irritada com coisas que, normalmente, não a afetam. Tudo isso por causa das mudanças hormonais, que poderá ser exacerbada pela ansiedade normal da gravidez e da maternidade. (a grande maioria das malformações congêntitas acontecem antes do final desta semana, é encorajador saber que a fase crítica já está passando, dificilmente ocorrem mal formações durante a fase fetal). A face pode ficar mais ruborizada devido ao aumento dos hormônios (progesterona). Palpitações podem acontecer, mas são transitórias. Seu volume de sangue aumentará cerca de 40-50% durante a gestação. Como resultado, vai notar com mais facilidade as veias, especialmente, em sua barriga, mamas e pernas.
Também é possível que, às vezes, sinta fraqueza ou tonturas, sobretudo quando exerce movimentos bruscos. Isso é um problema de pressão sanguínea. Para recarregar energias, deve comer muitas proteínas e fazer refeições saudáveis e nutritivas.
A pressão que o útero exerce sobre a bexiga faz com que tenha mais vontade de urinar do que é normal.
A partir de agora fará a primeira ultrassonografia, já poderá ouvi e perceber o ritmo ou frequência dos batimentos cardíacos, saber a data provável do parto, se único ou gemelar, a translucência da nuca para saber da possibilidade de ter a Síndrome de Down, mas não o sexo, de momento, o sexo é imperceptível, devido à incompleta formação dos órgãos genitais, mesmo que as características femininas e masculinas iniciem o seu desenvolvimento. 
Tamanho de um morango, 31-42 mm e 5 gramas. O ouvido interno e os olhos já estão desenvolvidos, embora as pálpebras ainda permanecem fechadas.
começa a espreguiçar! Outra novidade já tem impressões digitais que o tornam único!
Flutua em cerca de 50ml de líquido amniótico, esta quantidade é proporcional ao  crescimento tendo em conta que é composto da urina.
As mudanças têm um ritmo acelerado e diário. A mais evidente é a do rosto que ganha forma e parece bastante “humano“. Embora a cabeça ainda seja grande em relação ao resto do corpo; Os olhos já começam a mover-se dos lados para a parte frontal, estando eles cobertos pelas pálpebras. Enquanto que orelhas e a boca continuam em formação, os dedos das mãos e pés já perderam a membrana que os ligava. 
A estrutura do cérebro está completa, as células continuam se multiplicando, são produzidos cerca de 250 000 novos neurônios por minuto, um ritmo muito acelerado, incrível, não é mesmo? O palato forma-se na boca, assim como surgem as cavidades nas gengivas próprias para encaixar os dentes.
O cordão umbilical já está operacional e encarrega-se da circulação sanguínea, ainda que a placenta não esteja constituída. Em formação completa estão os intestinos, estão se desenvolvendo e ocupando seu lugar no corpo ( já se prepara para a digestão de alimentos aquando do nascimento, uma vez que a glândula tiróide, o pâncreas e a vesícula biliar entram em funcionamento) e o estômago é do tamanho de um grão de arroz. Os músculos do sistema digestivo funcionam e exercem contrações. O fígado causa uma proeminência ventral no abdomem.
Com o desenvolvimento avançado do sistema nervoso, meus movimentos multiplicam-se. Entre os movimentos podem observar-se os dos dedos dos pés, por meio da ultrassonografia, e que podem ser respostas a choques exteriores na barriga da mãe. As unhas começam a crescer. A maioria das articulações já se formou - cotovelos, quadris, joelhos, ombros, tornozelos, bem como as pequenas articulações dos pés, mãos e dedos. Os membros superior e inferior estão bem desenvolvidos. Os dedos das mãos se tornam mais longos e os dos pés se separam e tornam-se distintos. Uma fina membrana de células achatadas, a precursora da pele, substitui o fino ectoderma de quando era embrião.
http://www.agravidez.com
http://bebes.kazulo.pt/4987/semana-8.htm
http://www.clinicafgo.com.br/semana8.html
http://bbgravidezematernidade.blogspot.pt/2010/08/8-semana-de-gravidez.html
http://brasil.babycenter.com/a700022/desenvolvimento-fetal---09-semanas-de-gravidez#ixzz2IqWRz6E4 
http://www.clinicafgo.com.br/semana10.html http://www.agravidez.com

Sem comentários:

Enviar um comentário